Você sabia que, durante os dez primeiros anos de vida, é a curiosidade que move a criança a descobrir e explorar o mundo? Julio Cesar Hintemann Filho, empresário e entusiasta da vida sustentável, considera que, a partir desse momento, os pequenos descobrem como as coisas funcionam e constroem seu repertório. Nesse sentido, que tal aproveitar essa fase para fazer a diferença no desenvolvimento infantil?
Além da curiosidade e vontade de conhecer e experimentar coisas novas, os hábitos cultivados na infância possuem mais chance de permanecer na vida adulta. Por isso, combinar esse momento da vida da criança com a desenvoltura de práticas sustentáveis certamente fará a diferença para uma maior conscientização ambiental do indivíduo durante as demais fases de sua vida.
Confira, a seguir, algumas ações sustentáveis para praticar com os pequenos:
- Protagonismo infantil
De antemão, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho compreende que estimular o protagonismo infantil é um primeiro passo para desenvolver práticas sustentáveis, uma vez que a criança aprende que suas ações são importantes para promover mudanças individuais e coletivas, isto é, que suas descobertas impactam no meio ao seu redor. Além do mais, é através dessa ação que o pequeno desenvolve empatia e respeito.
- Contato com a natureza
O contato com a natureza é outro ponto reforçado pelo empresário Julio Cesar Hintemann Filho, afinal, é assim que a criança aprende a preservar e cuidar do planeta, além de ser um momento que proporciona muito bem-estar e saúde. Atividades ao ar livre, visitar parques, subir em árvores, identificar plantas, coletar pedras, tudo isso faz com que os pequenos conheçam o meio em que vivem e, com isso, passem a preservá-lo.
- Reciclagem
Você sabia que a reciclagem é uma excelente prática para desenvolver com as crianças, pois colabora também para a criatividade e imaginação? Desde separar materiais como papéis, vidros, metais e plásticos, até transformar objetos e roupas antigas em novos utensílios, tudo isso estimula o reaproveitamento de produtos e a conscientização da separação do lixo.
- Alimentação saudável
A alimentação saudável também é uma prática sustentável ensinada às crianças, pois fortalece a valorização do alimento e sua origem produtiva. Para isso, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho explica que o adulto pode compartilhar preparos na cozinha ou levar as crianças à feira. A partir disso, é possível também despertar o senso de preparo da própria horta, uma pequena ação que também contribui para a preservação e equilíbrio do meio ambiente.
- Consumo consciente
Por fim, o uso da água, energia ou, até mesmo, a compra de um novo brinquedo, é preciso ensinar em cada uma dessas etapas o consumo consciente para que a criança não desperdice ou consuma com exageros. Para iniciar essa prática, é possível dialogar com a criança sobre a importância de conservar seus brinquedos, doar o que não quer mais, desligar torneiras, apagar as luzes, entre outras ações.