Os vinhos possuem particularidades únicas, tanto em seu aroma como em seu sabor, narra Marco Antonio Carbonari. Ademais, o processo de obtenção da bebida, reflete em praticamente todo o resultado final do vinho, por isso, a depender da fabricação, por exemplo no processo de fermentação, há vinhos mais ou menos ácidos, leves, com teor alcoólico maior ou menor etc.
Dessa maneira, os vinhos são imbuídos de mistérios e surpresas e a degustação se transforma em uma forma de desvendá-los. Não há forma correta ou errada de experimentar uma taça de vinho, o que vale é a concentração em todo o sabor e aroma dispostos na bebida para que, assim, se possa extrair toda sua benécia e qualidade.
Marco Antonio Carbonari é um empresário que é especialista em vinhos, dessa forma, possui autarquia para dissertar sobre o assunto e conta à nossa redação acerca dos fatores olfativos e gustativos na hora de se degustar um vinho. Além disso, o empreendedor possui uma vinícola renomada no interior de São Paulo, a Villa Santa Maria.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar os aspectos olfativos, como já citado, portanto, analise de forma criteriosa as notas aromáticas da bebida. Essas notas dependem de inúmeros fatores, como oxigenação, clima, modo de preparo da bebida e até a forma em como se despeja o conteúdo da garrafa na taça, portanto, a degustação é uma arte sutil que merece a devida atenção.
Os aromas podem ser diversos, como frutado, amadeirado e até apresentar cheiro de especiarias, ressalta Marco Antonio Carbonari. Em suma, tudo é levado em conta no aroma e isso ocorre a partir da colheita da uva, em seguida o processo de obtenção da bebida e até em sua forma de armazenamento.
Ademais, em se tratando dos aspectos gustativos, alguns pontos são ressaltados como o teor alcoólico, de acidez, de açúcar, a forte presença de taninos e o amargor, a textura e cremosidade da bebida, narra Marco Antonio Carbonari. Além disso, se, por exemplo, houver um alto nível de salivação, significa que o teor de acidez é alto ou então uma sensação de adstringência, fato que se dá por conta dos taninos presentes no vinho.