Você já fez algum trabalho voluntário? É incrível, não é? Marcelo Madureira Montroni comenta que ações sociais são super importantes para consolidar uma sociedade mais empática. Mas você já se perguntou por quê? Se sua resposta for não, confira neste artigo tudo sobre trabalho voluntário e como você pode se tornar um apoiador de ações sociais.
O que é?
O trabalho voluntário, hoje, é uma das principais ações que movem diversas causas no mundo inteiro. Ele consiste em ações comunitárias de bom grado que não possuem fins lucrativos. O apoiador de causas sociais Marcelo Madureira Montroni afirma que esse trabalho voluntário pode ser voltado a uma organização, ou até para uma pessoa em específico.
Como surgiu?
Ações de bom grado existem há muito tempo! Marcelo Madureira Montroni explica que o grande filósofo, Platão, desde sua época, já incentivava seu sobrinho mais novo a utilizar sua parte na herança da família para doar à universidades e contribuir com os estudos da época. As ações sociais continuam até hoje a beneficiar muitas pessoas sem a espera de outros recursos em troca.
Qual a importância?
O trabalho voluntário é um ato de extrema importância para promover ações sociais que ajudam muitas pessoas ao redor do mundo. Com a contribuição e apoio, muitas pessoas são contempladas pelas organizações e ONGs que as beneficiam sem cobrança, o que melhora sua qualidade de vida e as ajudam com muitas oportunidades para viverem algo melhor.
Quais as principais ações sociais no Brasil?
O Brasil, como um país diversificado e não muito bem financeiramente, possui diversas instituições que promovem diferentes trabalhos voluntários. Marcelo madureira Montroni, como um apoiador de diversas causas, afirma que, em nosso país, as principais causas apoiadas são:
- Orfanatos e asilos;
- Hospitais públicos e privados;
- Combate à fome;
- Auxílio a mães solteiras em situação de vulnerabilidade social.
- Como ser um voluntário?
Para se juntar ao grande grupo de pessoas que hoje ajudam o Brasil a ser um país melhor, existem algumas coisas que você pode fazer para se tornar um apoiador, como por exemplo:
Encontrar alguma organização beneficente perto de sua casa e comunicar que você deseja contribuir para a melhora dos recursos da entidade;
Contribuir financeiramente com ONGs espalhadas pelo país ou divulgando seu trabalho para atrair mais apoiadores.
Fácil, não é verdade?